Dalua e Yan com Evandro no Follow Car. Edição: Douglas Dalua. Fotografia: Gabriel Zimmer

Capturando Vídeos na Ladeira com Yan Bertinati

Existem alguns métodos de filmagem que vamos destacar e que vocês podem realizar durante o rolê de Skate Downhill com a ajuda dos seus amigos. Os mais utilizados são: câmera acoplada no capacete; na mão; em um cabo extensor (de selfie); no skate; e, por último, no carro (follow-car).
Tirando o último método, os demais apresentam maior suscetibilidade de erro entre os skatistas, ao tentar fazer o melhor vídeo, ficando muito espaçado um do outro ou nas curvas e slides, até mesmo se mal posicionada a câmera, o movimento da cabeça de quem está filmando pode não focar diretamente no outro. Mas, o follow-car também não é lá 100%.
Esse tipo de filmagem é muito perigosa e não é aconselhável às pessoas que estão iniciando nesta modalidade esportiva. Aos iniciantes, o mais seguro é colocar a câmera no capacete ou na mão do seu amigo (a), pois caso um de vocês erre algum movimento e caia, a chance do choque entre os dois é menor do que se tivesse um carro atrás, colado em você.

Até mesmo os mais experientes podem vacilar e contar com a reação de quem está dirigindo é muito arriscado. Por isso, escolha bem o motorista, analise se essa filmagem não o colocará em perigo e, só então, decida. Lembre-se, seu amigo precisa estar 100% atento à tudo que pode acontecer, devendo saber dos seus limites em qualquer parte do percurso e também da via em que está transitando. Acelere e filme, acima de tudo, com segurança!

Texto escrito por Yan Bertinati, campeão brasileiro de Skate Downhill.

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *